Ouvindo...

Cleitinho lidera intenções de voto para o governo do estado em 2026

Nos cenários estimulados, o parlamentar mineiro fica à frente de seus concorrentes, chegando a registrar 50% das intenções de voto

Senador Cleitinho, eleito por Minas Gerais.

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) lidera nas intenções de voto pelo governo do estado de Minas Gerais nas eleições de 2026. As informações são da pesquisa Itatiaia/Ver, divulgada na manhã desta sexta-feira (10).

Nos cenários estimulados, o parlamentar mineiro fica à frente de seus concorrentes, chegando a registrar 50% das intenções de voto contra Alexandre Kalil (PDT), com 25%, Rodrigo Pacheco (PSD), com 13%, Tadeuzinho (MDB), 6%, e Mateus Simões (Novo), 6%.

Pesquisa Itatiaia/VER aponta cenários para a disputa pelo governo de MG em 2026

No segundo cenário, o senador marca 31% contra 28% de Nikolas Ferreira (PL), 22% de Alexandre Kalil, 10% de Marília Campos (PT), 6% de Tadeuzinho e 3% de Mateus Simões.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Romeu Zema (Novo), que não pode se candidatar, registrou o maior percentual de intenção de votos, com 8%. Cleitinho tem 5%, Nikolas Ferreira, 2% e Rodrigo Pacheco, 1%.

Contudo, a maior parte dos eleitores diz não saber em quem votar, com 72% das respostas, enquanto brancos e nulos somam 10%.

Levando-se em consideração apenas os votos válidos na pesquisa espontânea, Zema tem 47%, Cleitinho, 26%, Nikolas Ferreira 10%, Rodrigo Pacheco, 4%, Alexandre Kalil, 3%, Álvaro Damião (União), 2% e Aécio Neves, 2%.

Ainda aparecem, todos com 1% de intenções de voto, Marcelo Aro (PP), Mateus Simões, Tadeuzinho, Euclydes Pettersen (Republicanos), Fábio Avelar (Avante), Ratinho Jr. (PSD), Juninho Dutra (Solidariedade), Leonardo Ciacci (PSD), João Leite (PSDB), Rafael Simões (União) e Carlos Viana (Podemos).

Crescimento

As intenções de voto espontâneas de Cleitinho quase dobraram entre a última pesquisa Itatiaia/Ver, divulgada em agosto, e a mais recente, de outubro, passando de 17% para 26%. Nikolas Ferreira, por sua vez, flutuou de 9% a 10%. Ainda houve queda nas intenções de voto que apontam voto em Romeu Zema, de 60% para 47%.

O levantamento ouviu 1.021 mineiros entre os dias 5 e 7 de outubro deste ano. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais, ou para menos e, o nível de confiança, de 95%.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.