Belo Horizonte
Itatiaia

Conversa cordial e sem citações a Bolsonaro marca primeiro contato entre Lula e Trump

Presidente brasileiro pediu fim das tarifas e das sanções, enquanto líderes combinaram avaliar encontro presencial

Por e 
O presidente Lula (esq.) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (dir.)
O presidente Lula (esq.) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (dir.) • Ricardo Stuckert/PR e Casa Branca

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone nesta segunda-feira (6), no primeiro contato direto desde a imposição das tarifas de 50% sobre exportações brasileiras ao país norte-americano.

À Itatiaia, um dos participantes da ligação relatou, sob reserva, que o diálogo ocorreu em tom cordial, sem qualquer tensão. Lula apresentou as demandas brasileiras a Washington, mas Trump não fez pedidos específicos em relação a Brasília.

A iniciativa de trocar contatos pessoais partiu de Lula e foi prontamente atendida por Trump.

Por

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília

Por

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Tópicos