Governo Trump questiona bancos no Brasil sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Carta da Secretaria do Tesouro dos EUA foi enviada para cinco bancos que operam no Brasil

Governo Trump encerra recomendação de vacina contra hepatite B para bebês: ‘Decisão muito boa’

O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos, órgão do governo Donald Trump, enviou uma carta para cinco bancos que operam no Brasil questionando sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação é do jornal “Folha de S.Paulo”. Cinco bancos receberam a carta do governo Trump: Itaú Unibanco, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e BTG Pactual.

O Tesouro norte-americano quer saber das instituições quais ações estão sendo tomadas para cumprir a sanção aplicada a Moraes. Os bancos informaram que os questionamentos estão sendo avaliados por suas equipes jurídicas.

Punição de Trump

No dia 30 de julho, o governo dos Estados Unidos anunciou a aplicação de sanções ao ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Global Magnitsky. A medida foi confirmada pelo Departamento do Tesouro, que acusa Moraes de autorizar detenções arbitrárias, censurar opositores e suprimir a liberdade de expressão — incluindo contra cidadãos e empresas americanas.

Entre as punições previstas estão o bloqueio de bens e contas bancárias em território norte-americano, além do cancelamento do visto e a proibição de entrada nos EUA.

Segundo o Tesouro, todas as propriedades e interesses financeiros ligados ao ministro que estejam nos EUA ou sob controle de cidadãos americanos devem ser bloqueados e reportados à autoridade local.

Em nota oficial, o governo americano afirmou que Moraes “assumiu para si o papel de juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal”, e que suas ações configuram “graves abusos de direitos humanos”. A sanção também se estende a empresas nas quais ele tenha participação igual ou superior a 50%.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...