O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo na manhã desta sexta-feira (30), em Brasília. De acordo com o Palácio do Planalto, o procedimento foi realizado no CBV Hospital de Olhos, ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar.
Os exames pré-operatórios haviam sido feitos na quinta-feira (29), também na capital federal, quando já havia a expectativa de que a cirurgia ocorresse no dia seguinte. Lula retornou de viagem ao Panamá na madrugada de quinta, onde participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026, e passou o restante do dia na Granja do Torto.
Após a cirurgia, o presidente permanecerá em repouso na residência oficial ao longo desta sexta-feira e durante o fim de semana. A previsão é de que ele retome a agenda normal de compromissos na próxima segunda-feira (2).
Lula já havia passado pelo mesmo procedimento anteriormente, em 2020, quando operou o olho direito. A cirurgia de catarata é considerada simples e rápida, geralmente feita no período da manhã e com alta no mesmo dia.
Segundo a Presidência, Lula segue com acompanhamento das equipes médicas lideradas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela infectologista Ana Helena Germoglio, responsáveis pelo monitoramento regular da saúde do presidente.
O que é o procedimento?
A catarata é um processo natural associado, principalmente, ao envelhecimento e provoca a perda de transparência do cristalino - a lente natural dos olhos - que se torna opaco. O problema também pode estar ligado a fatores como diabetes, uso prolongado de corticoides e traumas oculares. Pessoas com catarata costumam relatar visão embaçada, como se estivessem olhando através de um vidro fosco ou em um ambiente com névoa.
O tratamento é cirúrgico e consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial transparente, o que costuma restaurar a qualidade da visão.