Ouvindo...

Lula sobre prisão de Zambelli na Itália: ‘Nem lembrava dela. Vai pagar pelo que fez’

O presidente cumpre agenda em Roma, na Itália, onde deu entrevista e tocou no tema

Zambelli em depoimento remoto à CCJ da Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13) que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) “pagará pelo que fez”, seja na Itália, onde está presa, ou no Brasil.

Lula cumpre agenda em Roma, onde deu entrevista a jornalistas e tocou no tema. O mandarário foi questionado sobre o processo de extradição ao qual a parlamentar está sendo submetida e disse que “nem lembrava” do nome de Zambelli.

“Nem lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem sabia que ela estava aqui ou não. Para mim é uma pessoa que não merece respeito do que é uma democracia. Ela vai pagar pelo erro que fez, ou aqui ou no Brasil. Portanto, é uma questão da Justiça, não é uma questão minha”, declarou ele.

Leia também

Zambelli está presa desde julho, após deixar o Brasil antes da conclusão de um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu sua condenação a 10 anos de prisão. O motivo: uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em razão de um acordo de extradição com o país europeu, o governo brasileiro solicitou à Itália que a deputada cumpra sua pena no Brasil. O procedimento de transferência ainda não foi finalizado.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.