Presa na Itália, Zambelli dá depoimento remoto à Câmara

CCJ da Câmara ouve Carla Zambelli em processo sobre perda de mandato

Zambelli em depoimento remoto à CCJ da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados ouve, nesta quarta-feira (24), a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). Na pauta, está o processo que pode resultar na perda de mandato da parlamentar por condenação criminal.

Carla Zambelli está presa na Itália desde julho e há expectativa de julgamento de pedido de extradição para o Brasil. Com isso, a deputada participa da comissão por videoconferência.

Após os depoimentos, o relator Diego Garcia (Republicanos-PR) deverá apresentar seu parecer em até cinco sessões. Depois, o texto aprovado pela comissão segue para análise do plenário da Câmara. Por lá, a cassação do mandato só se confirma com maioria absoluta — ou seja, pelo menos 257 votos favoráveis.

O caso

A deputada Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional e Justiça (CNJ), junto ao hacker Walter Delgatti Neto. Ela também recebeu outra condenação por porte ilegal de armas.

Leia também

O processo de extradição de Carla Zambelli continua tramitando no Judiciário italiano, que decidiu mantê-la presa durante a análise. Além disso, ela responde a um processo de cassação na CCJ da Câmara.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...