Ex-aliado do PT, Aldo Rebelo anuncia pré-candidatura à Presidência

Ex-ministro de Dilma e Lula vai se candidatar pelo Democracia Cristã, após aproximação com o bolsonarismo

Ex-ministro de Lula e Dilma vai se candidatar pelo DC

Ex-ministro em governos de Lula e Dilma, Aldo Rebelo (DC) anunciou, nesta sexta-feira (9), sua candidatura à Presidência da República. Ex-aliado do PT, ele informou nas redes sociais que o lançamento de seu nome ocorrerá no próximo dia 31 de janeiro, em São Paulo. Rebelo afirma defender pautas como retomada do crescimento, redução de desigualdades, revalorização da democracia e reconstrução de uma agenda de defesa nacional.

Aproximando-se do bolsonarismo em pautas como a anistia para os condenados pela trama golpista e pelos atos de 8 de Janeiro, Aldo deixou o PCdoB em 2017 e passou por quatro partidos – PSB, Solidariedade, PDT e MDB – antes de firmar os pés no Democracia Cristã.

Leia também

Entre 2004 e 2005, o político foi ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais do governo Lula. Ele voltou ao primeiro escalão do Executivo quando Dilma Rousseff assumiu o poder, sendo ministro do Esporte, da Ciência e Tecnologia e da Defesa na gestão petista.

Recentemente, em 2024, foi nomeado como secretário municipal de Relações Internacionais de Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Rebelo declarou que Lula é “refém” do Supremo Tribunal Federal (STF) e criticou entidades ligadas ao meio ambiente e povos indígenas, como o Ibama e a Funai, defendendo que os órgãos “imobilizam” o desenvolvimento.

Outra pauta defendida por Rebelo na entrevista foi a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e todos os demais envolvidos na trama golpista.

“Como é que você pacifica um país? É esquecendo. Se quiser pacificar, é para anistiar todo mundo. Você não quer chegar ao governo para botar o antecessor na cadeia. O país precisa reunir energias para cuidar de seu futuro. E esses problemas menores precisam ser esquecidos”, disse.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...