O governador
Em publicação feita nesta sexta-feira (19), o chefe do Executivo estadual escreveu que “divergências políticas não podem silenciar vozes do Parlamento”.
Entenda o que aconteceu com o deputado
O corregedor Diego Coronel (PSD-BA), responsável por analisar as representações na Câmara dos Deputados, enviou à Mesa Diretora pedidos de punição contra 14 parlamentares, incluindo Marcel van Hattem, que ocuparam o plenário da Casa entre os dias 5 e 6 de agosto.
Na data, os
A Corregedoria-Geral da Câmara sugeriu o encaminhamento ao Conselho de Ética da suspensão de três dos 14 deputados:
Na ocasião, os deputados impediram o presidente da Câmara,
O pedido da Corregedoria é que Trovão e o correligionário de Zema sejam suspensos por um mês. Já Pollon recebeu pedido de suspensão por quatro meses — sendo 30 dias pela obstrução e o restante por declarações difamatórias contra o presidente da Casa.
A Mesa Diretora será responsável por decidir se aceita ou recusa o parecer. Caso o aceite, as representações serão encaminhadas ao Conselho de Ética e, posteriormente, votadas em plenário.
Além dos três parlamentares citados, outros 11 deputados também participaram do motim. A Corregedoria recomendou que eles recebam apenas uma advertência:
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- Zucco (PL-SC)
- Carol de Toni (PL-SC)
- Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Julia Zanatta (PL-SC)
- Allan Garcês (PP-MA)
- Domingos Sávio (PL-MG)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
- Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Marco Feliciano (PL-SP)