Ouvindo...

Janja desembarca nos EUA antes de Lula para a Assembleia Geral da ONU

Evento será realizado em Nova York; Presidente Lula deve chegar no domingo (21)

Janja da Silva

A primeira-dama, Janja da Silva, desembarca em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (18). Ela vai participar, ao lado de Lula (PT), da semana de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O mandatário brasileiro deve embarcar no domingo (21).

Janja ficará hospedada na residência oficial do embaixador Sérgio Danese, representante permanente do Brasil na ONU. O espaço costuma receber autoridades brasileiras.

Leia também

Janja foi antes de Lula porque terá, nos próximos dias, agendas como enviada especial para mulheres da COP30.

Polêmicas e críticas

A agenda de Janja tem causado polêmica por ela manter participação ativa em eventos e projetos próprios, incluindo viagens internacionais.

Em maio de 2025, durante um encontro oficial entre o governo brasileiro e o presidente da China, Xi Jinping, a primeira-dama fez um comentário inesperado sobre o algoritmo do TikTok: ela criticou a plataforma chinesa, e afirmou que a rede favorece discursos da direita.

O episódio foi vazado por parte da comitiva presidencial e inflamou a oposição.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.