Ouvindo...

Moraes determina vigilância presencial na casa de Bolsonaro

Decisão do ministro do STF amplia a vigilância sobre o ex-presidente, em prisão domiciliar, e autoriza vistorias diárias em veículos que deixam a residência

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes

A três dias do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou neste sábado (30) o aumento da presença policial no entorno da residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar. A medida, segundo Moraes, foi autorizada em razão do possível risco de fuga de Bolsonaro.

A decisão autoriza a Polícia Penal do Distrito Federal a monitorar presencialmente a área externa da residência do ex-presidente, incluindo os muros com os vizinhos. Além disso, veículos que saírem da residência, deverão ser devidamente vistoriados.

Leia mais: Bolsonaro x Moraes: embate marca julgamento histórico no STF

Os relatórios produzidos pela Polícia Penal deverão ser enviados diariamente à Justiça. A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou.

Leia também

Na prisão

Na decisão, Moraes se justificou e esclareceu que a prisão domiciliar cumprida por Bolsonaro não deve ser diferente de uma prisão em regime fechado,

“A prisão domiciliar é espécie de restrição à liberdade individual, não perdendo as características de limitação parcial da privacidade e intimidade do custodiado, sob pena de sua total inutilidade”, escreveu Moraes.

Leia mais: PF disse a Moraes que monitoramento eletrônico de Bolsonaro não impede fuga

O pedido inicial foi feito pela Polícia Federal (PF), que considerou insuficiente o uso exclusivo da tornozeleira, por depender de sinal de telefonia sujeito a falhas ou interferências. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também citou indícios de que o ex-presidente buscou asilo na Argentina e destacou sua proximidade com dirigentes estrangeiros, o que poderia facilitar uma fuga.

Desde quarta-feira (27), duas viaturas já monitoram o entorno da casa de Bolsonaro, sem identificação policial..

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio