Ouvindo...

Edilene Lopes | Os nomes fortes de Lula e Bolsonaro para o palanque em MG em 2026

Para uma eleição presidencial competitiva, os candidatos precisam de palanques sólidos nos estados para potencializar suas campanhas.

Edilene Lopes conversou com Marília Campos, prefeita de Contagem, e com Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL

Em Minas Gerais, o plano A de Lula inclui pelo menos três nomes já citados por ele: o senador e ex-presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), como candidato ao governo; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), para o Senado; e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), que pode integrar a chapa ao governo estadual ou disputar uma vaga no Senado – possibilidade que ela mesma admitiu em entrevista à Itatiaia.

Já o ex-presidente Jair Bolsonaro tem uma lista mais extensa de possíveis aliados e precisará fazer escolhas estratégicas. Para o governo do estado, os nomes mais cotados são o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho (Republicanos). Para o Senado, estão colocados os nomes dos deputados federais Domingos Sávio, Eros Biondini e Maurício do Vôlei, além do deputado estadual Cabo Caporezzo, do influenciador Marco Antônio “Superman” e do vereador homônimo.

A decisão sobre quem disputará a vaga ao Senado será tomada pessoalmente por Bolsonaro, e a postura de enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal deve ser um dos principais critérios de escolha.

Segundo Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, o partido pretende eleger 30 senadores e 120 deputados federais nas próximas eleições.

Assista às entrevistas exclusivas de Marília Campos e Valdemar da Costa Neto

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.