Ouvindo...

Novo lança candidatura de Marcel van Hattem à Presidência da Câmara dos Deputados

Deputado da oposição tenta barrar favoritismo de Hugo Motta (Republicanos-PB)

O deputado federal Marcel van Hattem

O partido Novo lançou nesta segunda-feira (27) a candidatura de Marcel van Hattem (Novo-RS) à presidência da Câmara dos Deputados. A eleição na Casa acontecerá no próximo sábado (1°).

Além de Van Hattem, outros dois deputados disputam a sucessão de Arthur Lira (PP-AL): Hugo Motta (Republicanos-PB) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). Favorito, Motta é apoiado por partidos que reúnem 495 deputados, mais do que os 257 necessários para vencer a eleição

“Não estamos confortáveis com o fato de termos apenas duas candidaturas lançadas, uma do Centrão e outra do PSOL. A oposição precisa de uma alternativa, pois entendo que não podemos ficar nas mãos dos mesmos grupos que têm dominado a Câmara e o Senado há tantos anos”, declarou Marcel van Hattem.

Leia também

Integrante da oposição ao governo Lula (PT), o deputado gaúcho defende o impeachment do presidente e a anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Van Hattem também promete atuar em defesa das prerrogativas parlamentares e no combate ao abuso de autoridade.

“Não há clareza sobre quais propostas da oposição serão, de fato, implementadas por Hugo Motta, caso ele seja eleito. E, quando alguém tem apoio do PT, eu fico automaticamente com o pé atrás”, disse o parlamentar.

No Senado, o partido lançou recentemente a candidatura de Eduardo Girão (Novo-CE). Ele disputará com Davi Alcolumbre (União-AP), favorito na eleição, e com o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que não é apoiado pelo partido.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.