O
O
Quem é Carlos Lupi?
Lupi, natural de Campinas, em São Paulo, é formado em Administração pela Faculdade do Centro Educacional de Niterói (FACEN).
Ele integrou o governo Lula desde o primeiro dia do terceiro mandato, mas também já participou de outras gestões petistas. Entre 2007 e 2011, período em que atuou no “Lula 2" e no primeiro mandato de
No entanto, ele deixou o cargo em dezembro de 2011, durante uma “reforma” ministerial, sendo o sétimo ministro a cair no primeiro ano de governo Dilma.
Na época, o pedetista foi alvo de várias denúncias. Foi acusado, por exemplo, de se beneficiar de convênios irregulares do seu ministério com ONGs e de ter viajado em um jatinho de propriedade de um dirigente de uma ONG que tinha convênios com o ministério.
Ele sempre negou todas as acusações e, antes de sair do cargo em dezembro, chegou a dizer que só deixaria o governo “se fosse abatido a bala”.
Liderança no PDT
Após a morte de
Durante o governo de
Antes de ser ministro, Lupi também foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 1995.
Em 2014, tentou se eleger senador, mas não obteve sucesso.
Embora seu nome não tenha sido citado no esquema de fraudes, atas de reuniões obtidas pela TV Globo e exibidas na noite de sábado (26) apontam que
Até o momento, Lupi continua no ministério, mas, ao que tudo indica, a relação dele com o presidente Lula ficou “desgastada”.