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Golpe no INSS: veja se foi vítima e saiba como pedir reembolso

Se você teve descontos estranhos no seu benefício ou identificou empréstimos que nunca contratou, é possível que esteja entre as vítimas da fraude investigada pela Polícia Federal

A recente operação “Sem Desconto”, realizada na última quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-geral da União (CGU), revelou um esquema de fraudes que desviou cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O golpe envolvia o uso indevido de dados dos segurados para liberar benefícios falsos e contratar empréstimos consignados de forma irregular.

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Se você teve descontos estranhos no seu benefício ou identificou empréstimos que nunca contratou, é possível que esteja entre as vítimas dessa fraude.

Saiba como consultar:

Pelo site ou aplicativo Meu INSS:

  • Acesse o portal Meu INSS ou baixe o aplicativo no celular;
  • Faça login com seu CPF e senha do Gov.br;
  • Na tela inicial, clique em “Extrato de pagamento do benefício";
  • Escolha o número do benefício desejado;
  • Verifique os valores recebidos e os descontos aplicados, como mensalidades associativas ou crédito consignado.
  • Para consultar especificamente a “Mensalidade Associativa":
  • No mesmo sistema, digite na busca “Mensalidade Associativa";
  • Confira se existe alguma cobrança deste tipo no seu extrato;
  • Em caso de dúvida, ligue para a Central 135.

Como excluir desconto indevido pelo Meu INSS

Se você identificou algum desconto que não reconhece, é possível solicitar a exclusão diretamente pelo aplicativo:

  • Acesse o Meu INSS com login e senha;
  • Clique em “Novo Pedido";
  • No campo de busca, digite “Excluir mensalidade";
  • Selecione a opção “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício";
  • Atualize seus dados, se necessário, e clique em Avançar;
  • Leia as instruções e siga as etapas para completar o pedido;
  • Anexe documentos, se solicitado;
  • Escolha uma agência do INSS, marque a opção de consentimento e finalize.

Como pedir devolução de valores descontados

  • Se houve desconto indevido, é possível pedir o reembolso diretamente à associação ou com intermediação do INSS:
  • Acesse o extrato do seu benefício e identifique a associação responsável;
  • Entre em contato com o telefone 0800 da entidade e solicite a devolução;
  • Caso não consiga resolver, envie um e-mail para: acordo.mensalidade@inss.gov.br, relatando o caso e solicitando o reembolso;
  • O INSS pode pedir documentos que comprovem a falta de autorização.

Como denunciar cobranças indevidas

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
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