Em novo telefonema, Lula e Trump discutem tarifas e parceria contra o crime organizado

Telefone ocorreu no início da tarde e durou cerca de 40 minutos, líderes combinaram de se ligar mais vezes para discutir o avanço das tratativas

Lula e Trump falaram ao telefone por 40 minutos nesta terça-feira (02)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta terça-feira (2), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação, que durou cerca de 40 minutos, foi classificada pelo governo brasileiro como produtiva e tratou de temas econômicos, comerciais e de segurança internacional.

Durante a conversa, Lula avaliou como positiva a decisão recente dos EUA de retirar a tarifa adicional de 40% que incidia sobre produtos brasileiros, como carne, café e frutas. O presidente destacou, no entanto, que outros itens ainda enfrentam barreiras e defendeu avanços rápidos nas negociações para ampliar o acesso do Brasil ao mercado americano.

Outro tema central do diálogo foi o combate ao crime organizado internacional. Lula relatou a Trump as operações conduzidas pelo governo federal para asfixiar financeiramente facções criminosas e citou a existência de ramificações no exterior. Segundo o Planalto, o presidente norte-americano demonstrou disposição para cooperar com o Brasil e apoiar iniciativas conjuntas nessa área.

A expectativa é de que Lula e Trump voltem a conversar em breve para acompanhar o andamento das medidas discutidas.

Leia também

Essa é a segunda conversa por ligação entre os líderes, que já chegaram a se encontrar pessoalmente no final de outubro. Antes disso, no mesmo mês, Trump já havia conversado com Lula, em tom amistoso, por 30 minutos. Na época, o principal assunto discutido foi a tarifa dos EUA aplicada sobre produtos brasileiros importados.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...