Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias no Senado

Presidente do Senado criticou Lula por atraso na formalização; sabatina estava marcada para 10 de dezembro

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou nesta terça-feira (2) o cancelamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias. Nome foi escolhido por Lula para substituir Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

O governo Lula, no entanto, não enviou ao Senado a mensagem que formaliza a indicação de Messias. Nessas condições, a Casa não consegue analisar a indicação.

Leia também

A sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e a votação da indicação no plenário do Senado estavam marcadas para o dia 10 de dezembro.

“No entanto, após a definição das datas pelo Legislativo, o Senado foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial da União e amplamente anunciada. Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo”, afirmou Alcolumbre em comunicado.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...