Oposição no Ceará acredita que Michelle ‘foi induzida ao erro’ e mantém apoio a Ciro

Após o desentendimento público entre madrasta e enteados por conta da aproximação do PL com Ciro, a sigla divulgou uma nota afirmando que as conversas estavam “suspensas”

Ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.

Deputados estaduais da oposição ao governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmam acreditar que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) foi “induzida ao erro” sobre a realidade política do estado. Os parlamentares, de partidos como PDT e PL, reforçaram, em encontro realizado nesta terça-feira (2), o apoio ao ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PSDB), em uma eventual candidatura ao Palácio da Abolição nas eleições de 2026.

Nas redes sociais, o deputado estadual Cláudio Pinho (PDT) também declarou uma “união da direita cearense” em torno do deputado federal André Fernandes (PL-CE).

Michelle e Ciro

Dias após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os primeiros sinais de uma nova desarmonia entre os filhos — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) — e a ex-primeira-dama foram observados no último sábado (2), em Fortaleza.

Na capital cearense, Michelle criticou publicamente a aproximação do PL com Ciro. Durante a participação no lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) ao governo do Ceará, a ex-primeira-dama classificou a aliança com Ciro como “precipitada” e acusou o ex-ministro de comparar Bolsonaro a um “ladrão de galinha”.

A declaração gerou mal-estar dentro da legenda e expôs uma divisão entre o grupo ligado a Michelle e os aliados de Fernandes, que se aproximaram de Ciro após a desfiliação dele do PDT.

As falas de Michelle também provocaram reação dos filhos de Bolsonaro, que criticaram publicamente a postura da madrasta.

Leia também

Nesta terça-feira (2), a ex-primeira-dama afirmou que respeita os enteados, mas manteve sua posição em relação a Ciro. Em nota divulgada pela assessoria do PL Mulher, foi informado que as conversas com o PSDB — que envolviam o possível apoio ao ex-pedetista — estão suspensas.

Apesar disso, no encontro na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), parlamentares, incluindo membros do PL, reforçaram o apoio à pré-candidatura de Ciro ao governo do estado.

Estiveram presentes os deputados Dra. Silvana (PL), Felipe Mota (União Brasil), Queiroz Filho (PDT), Lucinildo Frota (PDT), Antônio Henrique (PDT), David Durand (Republicanos), David Vasconcelos (PL), Pedro Matos (Avante), Alcides Fernandes (PL) e Cláudio Pinho (PDT).

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...