O ex-prefeito de Fortaleza,
José Sarto, anunciou nesta terça-feira (21) que vai deixar o PDT.
Acompanhando os passos do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, ele também afirmou que vai se filiar ao PSDB. “Deixo o PDT na esperança de ajudar a salvar o Ceará das mazelas produzidas pelo atual governo do PT”, escreveu.
Nas redes sociais, Sarto agradeceu ao presidente nacional do PDT, o ex-ministro
Carlos Lupi, mas afirmou que, “infelizmente”, a sigla “de imensa tradição e luta aceitou o papel menor de ‘puxadinho’ do PT”.
Filiado ao PDT desde 2016, José Sarto disputou a reeleição nas eleições municipais de 2024, mas terminou em terceiro lugar. Durante o segundo turno — disputado entre
Evandro Leitão (PT) e
André Fernandes (PL) —, o então prefeito manteve-se neutro e declarou que não apoiaria nenhum dos dois candidatos.
A
disputa eleitoral em Fortaleza evidenciou mais um racha na relação entre PDT e PT no Ceará. Oficialmente, o partido optou pela neutralidade, mas, internamente, a sigla se dividiu entre Leitão e Fernandes — com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegando a afirmar que Ciro e parte da esquerda apoiaram a candidatura do deputado federal.
Saída de Ciro
A saída de Ciro Gomes, um dos principais nomes do partido, já era dada como certa por alguns interlocutores desde o início do ano. Cotado para disputar o governo do Ceará contra o atual governador,
Elmano de Freitas (PT), o ex-ministro passou a se reunir com deputados estaduais de oposição e a frequentar eventos de outras legendas —
Ciro chegou a acompanhar, em Brasília, o lançamento da “superfederação” entre União Brasil e Progressistas.
O
ex-governador também vinha dizendo estar “muito infeliz” com os rumos que o PDT vinha tomando, sendo sua maior insatisfação a aproximação da legenda com o governo Lula (PT).
Próximo de Ciro, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio deixou o PDT antes do ex-ministro e se filiou ao União Brasil. Nesta quarta-feira, nas redes sociais, ele afirmou que a filiação do ex-correligionário ao PSDB marca “um dia histórico para o Ceará”.
Conforme apurado pela Itatiaia, Ciro anunciou sua saída do PDT na última sexta-feira (17), por meio de uma carta enviada a Carlos Lupi. No mesmo dia, o
presidente estadual do PSDB no Ceará confirmou a filiação do ex-ministro ao partido, em articulação feita pelo ex-senador Tasso Jereissati.
O evento oficial de filiação está previsto para ocorrer nesta quarta-feira (22), às 9h30, no Hotel Mareiro, em Fortaleza.