Ouvindo...

Acompanhando Ciro, ex-prefeito de Fortaleza deixa o PDT e anuncia filiação ao PSDB

Político afirmou que, ‘infelizmente’, a sigla ‘de imensa tradição e luta aceitou o papel menor de ‘puxadinho’ do PT’

Ex-prefeito de Fortaleza deixa o PDT e anuncia filiação ao PSDB

O ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou nesta terça-feira (21) que vai deixar o PDT. Acompanhando os passos do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, ele também afirmou que vai se filiar ao PSDB. “Deixo o PDT na esperança de ajudar a salvar o Ceará das mazelas produzidas pelo atual governo do PT”, escreveu.

Nas redes sociais, Sarto agradeceu ao presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi, mas afirmou que, “infelizmente”, a sigla “de imensa tradição e luta aceitou o papel menor de ‘puxadinho’ do PT”.

Filiado ao PDT desde 2016, José Sarto disputou a reeleição nas eleições municipais de 2024, mas terminou em terceiro lugar. Durante o segundo turno — disputado entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) —, o então prefeito manteve-se neutro e declarou que não apoiaria nenhum dos dois candidatos.

Leia também

A disputa eleitoral em Fortaleza evidenciou mais um racha na relação entre PDT e PT no Ceará. Oficialmente, o partido optou pela neutralidade, mas, internamente, a sigla se dividiu entre Leitão e Fernandes — com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegando a afirmar que Ciro e parte da esquerda apoiaram a candidatura do deputado federal.

Saída de Ciro

A saída de Ciro Gomes, um dos principais nomes do partido, já era dada como certa por alguns interlocutores desde o início do ano. Cotado para disputar o governo do Ceará contra o atual governador, Elmano de Freitas (PT), o ex-ministro passou a se reunir com deputados estaduais de oposição e a frequentar eventos de outras legendas — Ciro chegou a acompanhar, em Brasília, o lançamento da “superfederação” entre União Brasil e Progressistas.

O ex-governador também vinha dizendo estar “muito infeliz” com os rumos que o PDT vinha tomando, sendo sua maior insatisfação a aproximação da legenda com o governo Lula (PT).

Próximo de Ciro, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio deixou o PDT antes do ex-ministro e se filiou ao União Brasil. Nesta quarta-feira, nas redes sociais, ele afirmou que a filiação do ex-correligionário ao PSDB marca “um dia histórico para o Ceará”.

Conforme apurado pela Itatiaia, Ciro anunciou sua saída do PDT na última sexta-feira (17), por meio de uma carta enviada a Carlos Lupi. No mesmo dia, o presidente estadual do PSDB no Ceará confirmou a filiação do ex-ministro ao partido, em articulação feita pelo ex-senador Tasso Jereissati.

O evento oficial de filiação está previsto para ocorrer nesta quarta-feira (22), às 9h30, no Hotel Mareiro, em Fortaleza.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.