Ouvindo...

Eleição em Fortaleza começa com racha entre PT e PDT e recado para Lula: ‘freguês’

Candidato à reeleição, atual prefeito tem apoio do ex-presidenciável Ciro Gomes. Presidente deve participar de lançamento de candidatura de adversário no sábado (3)

José Sarto (ao lado de Ciro Gomes) é candidato do PDT à reeleição. À direita, Lula e Camilo Santana

A eleição para a Prefeitura de Fortaleza (CE), a maior cidade do Nordeste e quarta do país, será marcada pelo rompimento entre o PT e o PDT – partidos que estão juntos em uma aliança no governo federal. E não se trata de um racha simples. A disputa tem respingado, inclusive, em Brasília, com recados para o presidente Lula e para o ministro da Educação, o cearense Camilo Santana.

Neste domingo (28), o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, teve sua candidatura à reeleição oficializada pelo PDT. Élcio Batista, do PSDB, será candidato novamente a vice-prefeito.

O PT será adversário do PDT na disputa de outubro. O partido terá candidato próprio, com o atual deputado estadual Evandro Leitão. Lula deve participar, no próximo sábado (3), da convenção do PT em Fortaleza para o lançamento da candidatura. A viagem a Fortaleza seria uma exceção do presidente, que não tem ido a eventos do tipo, participando apenas do lançamento da candidatura de Guilherme Boulos (Psol), em São Paulo. O presidente não deve participar da convenção do PT em Belo Horizonte.

Leia também

Sarto tem o apoio de Ciro Gomes – ex-governador do Ceará e ministro da Integração Nacional no Governo Lula 1 (2003-2006). Ciro tem tido uma postura crítica ao atual governo petista.

Durante o evento que oficializou o nome de Sarto, Ciro Gomes disse que o Partido dos Trabalhadores (PT) se tornou uma “quadrilha” no Ceará. “Roubam em todas as oportunidades que têm. Mentem explorando a boa vontade do povo.”

Após ser oficializado candidato à reeleição, Sarto minimizou o peso de Lula nas eleições da capital cearense. Em entrevista, classificou, inclusive, o presidente como um “freguês” nas eleições de Fortaleza: “Com toda humildade, Lula é freguês aqui. É só revisitar as três últimas eleições. Lula, um semideus do Olimpo, na primeira eleição de Roberto Cláudio (ex-prefeito e vencedor em 2012) veio e perdeu. Na reeleição, veio e perdeu (em 2016). Na minha eleição apoiou (outro) e perdeu (2020). É bem-vindo, mas vai perder de novo”.

Já em entrevista à “Rádio O Povo/CBN”, Élcio Batista culpou o ex-governador do estado e atual ministro da Educação, Camilo Santana, pelo fim da aliança entre PT e PDT: “Quem rompeu e propôs não fomos nós. Não foi Ciro. Não foi Élcio. Não foi Sarto. Não foi Roberto Cláudio. Quem propôs a ruptura foi o Camilo. Quem tem que se explicar é o Camilo. O lado que estou é exatamente o mesmo e minha diferença em relação ao Camilo, e ao que ele pensa, é de método.”

Pesquisa
Nem Sarto, nem Evandro Leitão lideram as pesquisas de intenção de votos em Fortaleza. Segundo o último levantamento do Datafolha, do fim de junho, Capitão Wagner (União Brasil) aparece na liderança, com 33% das intenções de voto.

Sarto aparece na sequência, com 16%. Em terceiro, está André Fernandes (PL), com 12%. Evandro Leitão surge apenas na quarta colocação, com 9%.

Também foram listados Célio Studart (PSD), com 8%, e Eduardo Girão (Novo), 5%. A candidatura do PSD na capital cearense, contudo, não deve vingar, pois o partido deve fechar aliança com o PT.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.