Ouvindo...

Enem 2025: professores indicam cobrança por pensamento crítico dos candidatos

A chave do primeiro dia é saber interpretar, analisar e argumentar em cima dos temas nas provas de humanas, linguagens e a redação, avaliam entrevistados.

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (9). Os estudantes poderão entrar nas salas de prova a partir das 12h. Os portões se fecham às 13h. A partir de 13h30, os candidatos terão 5h30 para responder às 90 questões de humanas, linguagens e a redação.

Apenas os inscritos em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, não farão provas nos próximos domingos. Para eles, a aplicação será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da COP 30.

A Itatiaia conversou com professores da Rede Apogeu de Ensino sobre quais são os temas mais prováveis de serem cobrados no exame, diante de tudo que ocorreu neste ano e do perfil da prova - e esqueça a ‘decoreba’. É necessário interpretar, analisar e apresentar prós e contras sobre os temas propostos. “No fim, o Enem quer quem pensa criticamente e entende o presente com base no passado”, avalia Rodrigo Cruz, coordenador de Ciências Humanas.

Confira as dicas que eles elencaram para as disciplinas que abrem a maratona do Enem.

Redação

De todas as cinco provas do Enem, a redação é a que distribui a maior pontuação ao estudante - 1.000 pontos, um impacto considerável na nota final.

Por isso, muitos candidatos investem em preparação específica para esta prova. Wesley Pontes, Professor e Coordenador do Projeto de Redação, orienta os candidatos a estarem atentos às competências exigidas pelos corretores. Escaparem dos repertórios considerados "óbvios”, cuidados às normas gramáticas e elaborem um texto claro, com informações que se relacionam e apresentando uma intervenção sobre o problema proposto no tema.

“O Enem não dá dica específica sobre temas. Então não fique atento a algo específico que deve cair. Lembre-se também de que você deve se apoiar nas disciplinas escolares, no seu conhecimento de mundo, nas suas leituras e no sua cultura geral”, destacou.

Área de linguagens

O Coordenador da Área de Linguagens, Luis Carlos de Oliveira, destacou que a prova avalia inúmeras habilidades dos alunos, desde compreensão e análise de diferentes gêneros textuais, interpretação de movimentos literários diversos e temas sociais e culturais associados ao corpo. Ouça.

Ciências Humanas

Na parte da prova que traz a questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, o aluno é chamado a pensar, analisar e argumentar com consciência sobre os fatos, causas e suas consequências. Ouça o coordenador de Ciências Humanas, Rodrigo Cruz.

Enem é critério de seleção para instituições na Zona da Mata e Vertntes

Na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, a nota do Enem, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é critério total ou parcial de seleção para as Universidades Federais de São João del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV); e para vagas nos cursos oferecidos nos campi do Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG). Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o ingresso de 50% das vagas previstas para cursos de graduação é feita a partir das notas do Enem via Sisu.

Além disso, também é usado para conseguir bolsa em uma instituição privada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e ou financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Enem 2025 na Itatiaia

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.