Ouvindo...

Enem 2025: ‘treineira’ de 15 anos revela estratégias e mira alto no exame

A estudante, que mora em Belo Horizonte, está no primeiro ano do Ensino Médio, fará a prova pela primeira vez e revelou como se sente antes do exame

Enem 2025 será realizado nos próximos dois domingo, 9 e 15 de novembro

A semana mais esperada dos alunos do Ensino Médio chegou: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste domingo (9) e no próximo (15), em escolas de todo o Brasil.

Alguns alunos farão a prova para valer e tentarão entrar em faculdades federais ou particulares (com bolsa ou financiamento) no ano que vem. Já outros usarão a prova para treinar. É o caso da aluna Gabriele Vitória de Oliveira, de 15 anos.

A estudante, que mora em Belo Horizonte, está no primeiro ano do Ensino Médio, fará a prova pela primeira vez e está com expectativas boas.

“Não sei se vou tirar uma boa nota porque é o meu primeiro ano e o nervosismo conta sempre, mas minhas expectativas são altas e boas. Por mais que seja um processo seletivo cansativo, exaustivo, que exige muito do mental e do físico, estou com expectativas boas”, relatou à Itatiaia.

Foco na redação

Gabriele contou que não está 100% tranquila, mas que não está tão ansiosa. “Eu acho que a ansiedade atrapalha cada vez mais o nosso desenvolvimento e acaba que ficamos nervosos na hora e acabamos deixando de responder”, disse ela.

A adolescente tem o sonho de ingressar na faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Antes, tem o objetivo de concluir o Ensino Médio na escola em que estuda, localizada no bairro São Paulo, região Nordeste de Belo Horizonte, em 2027.

Ela relatou que a escola em que ela estuda oferece uma preparação para a prova, sobretudo no terceiro ano. Agora, no primeiro, ela já está focada na redação.

“Esse ano, nas nossas aulas de produção de texto e redação, focamos bastante em texto dissertativo-argumentativo [a modalidade exigida no Enem] para que possamos evoluir nossas notas, porque com essas aulas, com a ajuda de professores e com as dicas, nós conseguimos ter um entendimento e uma produção melhor para a prova”, explicou.

“Normalmente, a preparação dura o ano todo. Começa em março e fica até novembro, mais ou menos, porque é quando começam os vestibulares”, acrescentou.

Tendo em vista a preparação focada na redação, a estudante relatou que acha que se sairá melhor no texto. “Acho que vou me sair bem na redação porque minha escola ultimamente tem feito bastante simulados com um programa chamado Redação Nota 1000, que nos ajuda a ter um melhor desenvolvimento da redação e a corrigir os nossos erros como os de argumentação, gramática, conectivos, esse tipo de ajuda é muito importante para o estudante”, contou a adolescente.

Leia também

Dicas

Gabriele contou que fará o Enem pela primeira vez, mas que o pai e a irmã já fizeram a prova. Eles a aconselharam a manter a calma durante o exame.

“Eles me deram o conselho de ficar calma, sempre manter a calma. Na escola, também deram dicas de marcar as questões que você tem mais afinidade, que você já ouviu falar sobre o assunto. Não ficar nervoso, tentar pensar, dividir o tempo”, contou.

“Organizar bem o tempo, dar mais ênfase em questões que você já tem conhecimento [...] Também não levar comidas muito pesadas, estar descansado... Então é sempre manter a calma, descansar bem antes do Enem, revisar, sim, [as matérias], mas não se cobrar tanto, essas coisas”, concluiu.

Enem 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado nos dias 9 e 15 de novembro, dois domingos, em todas as cidades do Brasil, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, na quais a aplicação será nos dias 30/11 e 7/12, devido à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Neste mesmo dia, é feita a redação.

Já no segundo dia de prova, os alunos farão o teste sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de Matemática e suas tecnologias. Cada área do conhecimento tem 45 questões, totalizando 180.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.