Ouvindo...

Sisu 2026: melhor nota das três últimas edições do Enem será considerada

Mudança anunciada pelo MEC busca ampliar o acesso ao ensino superior e reduzir a pressão sobre os candidatos

Sisu 2026 vai permitir uso da melhor nota das três últimas edições do Enem

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança inédita no processo seletivo para universidades públicas, nesta sexta (24). A partir de 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso da melhor nota entre as três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025.

Até então, o Sisu aceitava apenas o resultado mais recente do exame. Agora, o sistema fará automaticamente a busca pela maior pontuação do candidato, sem necessidade de escolha manual.

Enem: aplicativo do MEC traz simulados e correção de redações

De acordo com o MEC, a medida visa tornar o processo mais justo e acessível, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior e reduzindo a pressão sobre quem não conseguiu boa pontuação em um único ano.

Incrições do Sisu 2026

As inscrições do Sisu 2026 estão previstas para ocorrer de 20 a 24 de janeiro de 2026, logo após a divulgação das notas do Enem 2025, marcada para 16 de janeiro. O edital completo com as regras sobre critérios de desempate, cotas e matrículas será publicado nos próximos meses.

A mudança deve beneficiar estudantes que tiveram bons resultados em anos anteriores, mas não conquistaram vaga, além de reduzir o impacto de imprevistos, como doenças ou problemas logísticos durante a aplicação do exame.

Veja as datas do Enem 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país, com exceção de algumas cidades do Pará.

Enem 2025: participantes já podem conferir local de prova; saiba como

  • 1º domingo (9 de novembro): término às 19h
  • 2º domingo (16 de novembro): término às 18h30

No Pará, por conta da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.