Ouvindo...

Lula sanciona lei que transfere capital do Brasil para Belém durante a COP 30

Medida é simbólica e ficará em vigor durante a realização da conferência climática das Nações Unidas

O presidente Lula (dir.) e o governador do Pará, Helder Barbalho (esq.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na segunda-feira (3) o projeto de lei que transfere, simbolicamente, a capital federal de Brasília para Belém (PA) durante a realização da COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

A medida consta na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficial da União.

Pelo texto, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar na capital paraense de 11 a 21 novembro, período em que acontecerá o evento.

Leia também:

Além disso, a norma também estabelece que os atos e despachos do presidente da República e dos ministros de Estado, assinados no período, terão o registro da cidade de Belém.

Lula está na cidade desde o último sábado (1º) e visitou obras destinadas à conferência. Nesta terça-feira, ele faz uma série de reuniões com ministros na Base Naval de Val de Cães.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.