Polícia Federal envia mais reforços para investigar incêndio na COP 30

Corporação iniciou a investigação logo após o incidente e nesta sexta (21) enviou especialistas em incêndio

Incêndio na COP30

Peritos da Polícia Federal especialistas em incêndio chegam, nesta sexta-feira (21), em Belém do Pará, para trabalhar na finalização do laudo sobre o fogo que atingiu a Blue Zone (Zona Azul). A corporação iniciou a investigação logo após o incêndio, mas reforçou a equipe nesta sexta.

Uma das testemunhas relatou à Itatiaia que o fogo começou no Pavilhão da Comunidade da África Oriental, logo após as luzes piscarem. Alguns presentes falaram em curto-circuito em equipamentos de som, o ministro do Turismo, Celso Sabino disse, em entrevista coletiva, que teria sido um celular em uma tomada e os Bombeiros afirmam, preliminarmente, que o início do foco teria saído em um microondas.

Ainda não há data prevista para divulgação do laudo que vai apontar as causas do incêndio que interditou a Blue Zone por mais de seis horas na última quinta-feira (21). A princípio, as autoridades não citam motivação criminosa. O acesso à Zona Azul foi retomado, mas os pavilhões dos países e entidades permanecem interditados.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...