Seis pessoas seguem internadas após incêndio que atingiu pavilhões da COP 30 em Belém

Ministério da Saúde informou que 21 das 27 pessoas atendidas por causa do incêndio na área de negociações do evento já foram liberadas

Incêndio atingiu a área de negociações da COP 30 nesta quinta-feira (20)

Seis pessoas seguem internadas por causa do incêndio que atingiu os pavilhões dos países na 30ª Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP 30), nesta quinta-feira (20), em Belém, no Pará. Segundo o Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde, que atua no evento, 21 das 27 pessoas que foram atendidas já foram liberadas.

Os seis pacientes estão recebendo assistência nos serviços de saúde de Belém, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (21). O nome deles e o estado de saúde não foram divulgados pela pasta. Conforme o ministério, os atendimentos estão ligados à inalação de fumaça e a crises de ansiedade.

“Não houve registro de pessoas feridas pelas chamas ou com queimaduras. As equipes de saúde municipal, estadual e federal seguem acompanhando e monitorando a assistência e o estado de saúde dos atendidos”, informou o órgão.

Retomada das atividades

O espaço atingido pelo incêndio foi reaberto na noite de quinta-feira (20). Após as inspeções de segurança, o local “voltou a funcionar”, conforme indicou a presidência brasileira da COP 30.

Nesta sexta-feira (21), peritos da Polícia Federal (PF), especialistas em incêndio, estiveram no local para finalizar o laudo sobre o fogo que atingiu a Blue Zone (Zona Azul). A corporação iniciou a investigação logo após o incêndio, mas reforçou a equipe nesta sexta.

Uma das testemunhas relatou à Itatiaia que o fogo começou no Pavilhão da Comunidade da África Oriental, logo após as luzes piscarem. Alguns presentes falaram em curto-circuito em equipamentos de som.

Em coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, citou a possibilidade de um curto em um celular. A equipe do Corpo de Bombeiros trabalhava com a possibilidade de que o foco do incêndio teria sido um micro-ondas.

Ainda não há data prevista para divulgação do laudo que vai apontar as causas do incêndio. A princípio, as autoridades não citam motivação criminosa.

* Informações com Estadão

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...