Como começou o incêndio na COP 30?

Uma das testemunhas conta que a luz acabou e o fogo começou. De acordo com ele, uma técnica já havia alertado sobre o risco

Incêndio fez pessoas pularem a grade para sair da COP 30

O incêndio que atingiu a Zona Azul da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) nesta quinta-feira (20) começou no Pavilhão East África Comunnity, na Comunidade da África Oriental.

Marcelo Rocha, diretor executivo do instituto Ayika, estava ao lado e viu quando o fogo começou. “Eu ia fazer uma mesa no Climate Live, o que pegou fogo foi o East Africa Community. Foi instantâneo nossa luz ficou piscando e depois a fumaça subiu”, explica.

Segundo ele, a organização da área já tinha sido alertada sobre o risco. “Nossa técnica de som inclusive disse que já tinha avisado que isso poderia acontecer, porque a instalação tava ruim”, descreveu.

Marcelo Rocha também relatou a correria que ocorreu quando o incêndio começou, algumas pessoas pularam estruturas como gradios ao verem o fogo e a fumaça.

O incêndio foi controlado. “A organização da COP30 informa que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, respondeu o governo brasileiro em nota oficial.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...