Incêndio na COP 30, em Belém, não deixou feridos, diz organização

Chamas atingiram o pavilhão das delegações e causou uma correria na tarde desta quinta-feira (20)

Incêndio na COP mobilizou bombeiros e socorristas

A organização da 30ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP 30), em Belém, no Pará, afirmou que o incêndio que atingiu os pavilhões da Blue Zone (Zona Azul) não deixou feridos. Imagens do local mostram uma labareda de chamas atingindo estruturas de plástico e madeira no espaço em que ocorre as negociações das delegações.

“A organização da COP 30 informa que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, disse a Nota.

No local, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que as chamas podem ter sido causadas por um curto-circuito em um celular carregando próximo do pavilhão da China. “Pode ter sido um carregamento de celular mal feito, um curto circuito da rede elétrica. Quem vai dizer isso são os técnicos e responsáveis”, afirmou.

“Os materiais que revestem o ambiente são antichamas, resistentes ao incêndio. Além de estarmos quase em frente ao batalhão do corpo de bombeiros, estamos com um grande esquema de contingência para qualquer eventualidade. Os bombeiros civis e militares prontamente entraram em ação, e já foi contido o evento”, disse.

O pavilhão é dedicado às exposições oficiais das delegações e organizações internacionais. No espaço atuam observadores, representantes técnicos e instituições parceiras. A Blue Zone funciona como uma vitrine para que os países apresentem suas estratégias para o clima.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...