Incêndio grave atinge pavilhão da COP30, em Belém

Socorristas estão atuando no controle do incêndio

Fogo na COP30

Um incêndio grave atinge a Blue Zone (Zona Azul), área de negociações das autoridades, da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) na tarde desta quinta-feira (20), em Belém.

Socorristas estão atuando no controle do incêndio e evacuação da área.

Ainda não se sabe o motivo do incêndio, mas a suspeita é de que ele teria começado devido a um celular que estava carregando.

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que não houve feridos e o incêndio foi contido. O local tem revestimento anti-chamas.

Leia também

Veja o vídeo:

COP30

A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (também conhecida como Conferência das Partes).

É um encontro global anual considerado um dos principais eventos sobre o tema no mundo, onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil se reúnem para discutir e negociar ações para combater as mudanças climáticas.

O que significa COP?

É a sigla para Conferência das Partes, referindo-se aos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A COP 30 é realizada na cidade de Belém, no estado do Pará. É a primeira vez que a conferência é realizada na Amazônia, o que coloca um foco especial na gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade.

Os temas centrais incluem a transição energética (para fontes renováveis), financiamento climático para países em desenvolvimento, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas.

*Em atualização

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...