Ministério da Saúde atende 21 pessoas após incêndio na Zona Azul da COP 30

Incêndio atingiu área onde ocorrem as negociações durante a tarde desta quinta-feira (20)

Incêndio em área de negociações da COP 30, em Belém, no Pará, começou na tarde desta quinta-feira (20)

O Ministério da Saúde informou que 21 pessoas foram atendidas por causa do incêndio que atingiu a Zona Azul da COP 30, área onde ocorrem as negociações do evento em Belém, no Pará. O incêndio atingiu parte da estrutura na tarde desta quinta-feira (20).

Conforme o boletim divulgado pelo ministério, 19 pessoas foram atendidas por inalação de fumaça e outras duas por crises de ansiedade. Não houve registro de feridos pelas chamas. Ainda segundo o ministério, 12 pacientes já foram liberados.

“Os demais estão recebendo assistência adequada nos serviços de saúde de Belém e em unidades de referência para esses casos. As equipes de saúde municipais, estaduais e federais seguem acompanhando e monitorando a assistência e o estado de saúde dos atendidos”, disse.

Durante a tarde, o Governo do Pará informou que três pessoas precisaram ser hospitalizadas após inalarem fumaça tóxica das chamas que atingiram a estrutura. O fogo danificou parte do espaço destinado aos estandes das delegações, construído de madeira e plástico.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria ocorrido em um equipamento eletrônico, possivelmente um micro-ondas. As chamas começaram no pavilhão da Comunidade da África Oriental.

O caso

Imagens mostram o momento em que uma fumaça preta começa a sair de perto de um estande, espalhando-se rapidamente em grandes labaredas de fogo. As chamas foram controladas pelas autoridades pouco depois do início da ocorrência, mas foram suficientes para causar correria e evacuação do espaço.

“Como medida de precaução, o Governo Brasileiro e a UNFCCC decidiram conjuntamente fechar temporariamente a Zona Azul enquanto o Corpo de Bombeiros realiza avaliação completa de segurança”, emendou.

Uma nova nota deve ser divulgada às 20h informando sobre a conclusão da avaliação de segurança no local. No momento, as atividades da COP na Zona Azul seguem suspensas. “Informamos que a Zona Verde permanece aberta e as atividades continuam conforme programado”, completou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...