Edilene Lopes | Organização avalia se incêndio pode adiar término da COP 30

A Zona Azul, onde são realizadas as negociações, foi interditada

Organizadores da conferência disseram que o fogo foi controlado e que não há feridos

A organização da COP 30 avalia se haverá necessidade de adiar o encerramento da COP 30, em Belém do Pará, por causa do incêndio que atingiu um dos Pavilhões da Blue Zone (Zona Azul), área de negociação das autoridades.

Leia também

A data para término da Conferência do Clima é nesta sexta-feira (21), mas com a interdição da Blue Zone, pode ser necessário prorrogar o prazo. O Ministro do Turismo, Celso Sabino, concedeu entrevista coletiva no local e disse que os Bombeiros e a Defesa Civil estão avaliando a estrutura e as causas.

O incêndio começou no Pavilhão da Comunidade da África Oriental, segundo Marcelo Rocha, diretor executivo do instituto Ayika. De acordo com ele, as luzes piscaram e o fogo começou.

Em nota, os organizadores da conferência disseram que o fogo foi controlado e que não há feridos. “A organização da COP30 informa que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...