Ouvindo...

Enem 2025: como calcular o tempo para responder cada questão?

As provas se iniciam às 13h30 do horário de Brasília e finalizam às 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo

Quanto tempo devo demorar para responder a cada questão do Ene?m

Alunos de cidades de todo o Brasil - com exceção de três cidades do Pará que receberão a COP 30 - farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) neste domingo (9) e no próximo (15).

Serão 5h30 de prova no primeiro dia (o qual é feita a redação) e 5h no segundo dia. Os alunos podem deixar a sala a partir das 15h30, isso sem o caderno de questões. Caso queira levar o cartão, só é possível se sair da sala 30 minutos antes do fim do exame - às 18h30 no primeiro dia e 18h no segundo.

Em cada um dos dias, há duas áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias no primeiro, e Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias no segundo. Cada uma das áreas tem 45 questões.

Ou seja, os alunos têm, em média, três minutos para responder cada questão. Vale lembrar que, no primeiro dia, há a redação - e o aluno deverá reservar uma parte do tempo para escrevê-la e passar para o gabarito.

O tempo para responder às questões pode ser considerado curto para muitos. Por isso, o indicado é avaliar as questões e começar respondendo as fáceis. Em seguida, o aluno deverá fazer aquelas que ficou com dúvidas pontuais e, por último, as difíceis.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

A quantidade de erros e acertos não é um fator determinante na nota do Enem 2025. Isso porque a correção leva em conta a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia três parâmetros:

  • parâmetro de discriminação - poder diferenciar quem nomina ou não o assunto;
  • parâmetro de dificuldade - quão difícil é a questão;
  • parâmetro de acerto casual - probabilidade de acerto no “chute”.

Ou seja, duas pessoas que acertaram o mesmo número de questões no Enem podem ter notas diferentes.

Leia também

Enem 2025

Quase 5 milhões de pessoas devem participar do Enem 2025, o que representa um aumento de 11,22% em comparação ao ano passado. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhões são pagantes.

Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.

Alguns alunos farão a prova para valer e tentarão entrar em faculdades federais ou particulares (com bolsa ou financiamento), outros farão para se prepararem para as provas dos anos seguintes.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Neste mesmo dia, é feita a redação.

Já no segundo dia de prova, os alunos farão o teste sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de Matemática e suas tecnologias. Cada área do conhecimento tem 45 questões, totalizando 180.

Veja outras informações sobre o Enem:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.