O primeiro dia do
Ao se prepararem para o exame, os estudantes precisam ficar atentos às regras da prova, pois, até mesmo um “mínimo” detalhe pode ocasionar na eliminação do estudante. Um exemplo é a cor escolhida para realizar a prova.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas (Inep), é obrigatório que o estudante faça a prova com uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Outros itens, como canetas não transparentes, lápis, borracha, e apontador podem até serem levados, mas, na hora do exame, deverão estar em um envelope porta-objetos.
Vale lembrar que a prova precisa ser realizada com uma caneta de tinta preta. Por isso, é recomendado que o estudante se programe para levá-la. No dia da prova, o candidato também precisa levar um documento de identificação válido, físico ou digital.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep sugere que o estudante leve o cartão de confirmação de inscrição. O documento, que tem o local da prova, pode ser acessado pela Página do Participante.
Caso o estudante precise justificar a presença no exame, o Inep indica que a Declaração de Comparecimento impressa também seja levada.
O que pode eliminar o candidato no Enem
As regras durante a aplicação do Enem são
- Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame;
- Não mantiver aparelhos eletrônicos desligados, debaixo da carteira, no envelope porta-objetos lacrado e identificado (o aparelho também não pode emitir qualquer tipo de som, ou seja, se o celular tocar, o aluno é eliminado, mesmo que esteja no envelope lacrado);
- Fazer fotos, vídeos ou áudios da realização da prova ou qualquer material utilizado no exame;
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas;
- Começar a fazer a prova antes das 13h30, no horário de Brasília, ou da autorização do chefe de sala.
Veja o que deve estar dentro do envelope porta-objetos
- Cartão de Confirmação de Inscrição.
- Declaração de Comparecimento impressa.
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
- Livros, bula, manuais, impressos, anotações.
- Protetor auricular.
- Relógio de qualquer tipo.
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod®, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar.
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Enem 2025
Quase 5 milhões de pessoas devem realizar o
Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.
Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da
No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.
Veja outras matérias sobre o Enem 2025