Ouvindo...

Enem 2025: saiba qual cor de caneta pode te eliminar no exame

Regras do Enem são bem claras quando o assunto é a cor da caneta usada na prova; aplicação do exame começa neste fim de semana

Quase 5 milhões de pessoas devem realizar o Enem 2025

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (9) em todo o Brasil, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde a aplicação será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da COP 30.

Ao se prepararem para o exame, os estudantes precisam ficar atentos às regras da prova, pois, até mesmo um “mínimo” detalhe pode ocasionar na eliminação do estudante. Um exemplo é a cor escolhida para realizar a prova.

Leia também

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas (Inep), é obrigatório que o estudante faça a prova com uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Outros itens, como canetas não transparentes, lápis, borracha, e apontador podem até serem levados, mas, na hora do exame, deverão estar em um envelope porta-objetos.

Vale lembrar que a prova precisa ser realizada com uma caneta de tinta preta. Por isso, é recomendado que o estudante se programe para levá-la. No dia da prova, o candidato também precisa levar um documento de identificação válido, físico ou digital.

Apesar de não ser obrigatório, o Inep sugere que o estudante leve o cartão de confirmação de inscrição. O documento, que tem o local da prova, pode ser acessado pela Página do Participante. Veja o passo a passo aqui.

Caso o estudante precise justificar a presença no exame, o Inep indica que a Declaração de Comparecimento impressa também seja levada.

O que pode eliminar o candidato no Enem

As regras durante a aplicação do Enem são extremamente rígidas. Caso sejam descupridas, o candidato é eliminado. Veja abaixo cinco motivos que podem causar a desclassificação do estudante.

  • Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame;
  • Não mantiver aparelhos eletrônicos desligados, debaixo da carteira, no envelope porta-objetos lacrado e identificado (o aparelho também não pode emitir qualquer tipo de som, ou seja, se o celular tocar, o aluno é eliminado, mesmo que esteja no envelope lacrado);
  • Fazer fotos, vídeos ou áudios da realização da prova ou qualquer material utilizado no exame;
  • Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas;
  • Começar a fazer a prova antes das 13h30, no horário de Brasília, ou da autorização do chefe de sala.

Veja o que deve estar dentro do envelope porta-objetos

  • Cartão de Confirmação de Inscrição.
  • Declaração de Comparecimento impressa.
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • Livros, bula, manuais, impressos, anotações.
  • Protetor auricular.
  • Relógio de qualquer tipo.
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod®, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar.
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Enem 2025

Quase 5 milhões de pessoas devem realizar o Enem 2025, o que representa um aumento de 11,22% em comparação ao ano passado. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhões são pagantes.

Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.

Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em Belém no período da aplicação regular do exame.

No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento. 

Veja outras matérias sobre o Enem 2025

Falta uma semana para o Enem 2025: vale a pena estudar de última hora?
Enem 2025: professor indica técnicas para memorizar conteúdos
Enem 2025: pedagogo indica livros e filmes que podem ajudar no exame
Enem 2025: como lidar com a ansiedade antes das provas?
Enem 2025: veja cinco dicas para manter a calma antes de fazer a prova
Enem 2025: é saudável apagar as redes sociais antes da prova?
Enem 2025 não será aplicado neste fim de semana em três cidades; saiba quais

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas