Enem 2025: pedagogo indica livros e filmes que podem ajudar no exame

Quase 5 milhões de estudantes farão o Enem em 2025; construir um repertório sociocultural é essencial para garantir uma boa nota

Construir um bom repertório sociocultural é essencial para garantir uma boa nota

No próximo domingo (9), quase 5 milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se preparar para a prova, que é a principal porta de entrada para universidades brasileiras, vários métodos são utilizados. Mas um que não pode faltar é a construção de um bom repertório sociocultural.

Foi pensando nisso que a Itatiaia separou filmes e livros que podem ajudar na preparação para o exame. O professor da Una Sete Lagoas Wagner Cardoso explicou que o Enem valoriza o estudante que faz conexões entre conhecimento e realidade.

Com isso, pensando em temas sociais, o educador indicou a leitura dos livros “Vidas Secas” (Graciliano Ramos), “O Quinze” (Rachel de Queiroz) e “Ensaio sobre a cegueira” (José Saramago).

Já entre os filmes, Wagner Cardoso recomendou que os estudantes assistam “Tempos Modernos” (Chaplin), “Estrelas Além do Tempo”, “O Dilema das Redes” e “Que Horas Ela Volta?”. De acordo com o professor, os longas ajudam a refletir sobre trabalho, desigualdade, tecnologia e educação.

Ainda segundo ele, esses são assuntos recorrentes nas provas de humanas e redação. O professor também indicou que os estudantes assistam documentários e acompanhem reportagens sobre temas atuais.

Veja as indicações de livros

Vidas Secas - Graciliano Ramos

Publicado pela primeira vez em 1938, Vidas Secas retrata a vida miserável de uma familia de retirantes em sua peregrinação pelo sertão nordestino. O livro se tornou uma das obras-símbolo do modernismo literário brasileiro e é um retrato atual, emocionante e cruelmente verdadeiro sobre o Brasil.

O Quinze - Rachel de Queiroz

O Quinze aborda o duelo entre o homem e a terra. A história da seca nordestina, as expectativas e as angústias que ela provocou são retratadas no livro a partir das histórias de Conceição, Vicente e a saga do vaqueiro Chico Bento e sua família.

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago

Uma terrível treva branca vai deixando cegos, um a um, os habitantes de uma cidade. Com essa fantasia aterradora, Saramago obriga o leitor a fechar os olhos e ver.

Veja as indicações de filmes

Tempos Modernos

Um operário entra em colapso durante o trabalho. Desempregado, ele tenta retomar a vida após deixar o hospital, mas acaba se metendo numa confusão. Semimudo, o filme aborda a revolução industrial.

Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo acompanha Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) & Mary Jackson (Janelle Monae), três mulheres negras brilhantes que trabalharam para a NASA, e que serviram como o cérebro por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento do astronauta John Glenn em órbita.

O Dilema das Redes

Em “O Dilema das Redes” especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.

Que Horas Ela Volta?

“Que Horas Ela Volta?” acompanha Val, uma empregada doméstica que se separou da filha quando foi trabalhar em São Paulo. As duas se reencontram anos depois, quando a menina é recebida na casa dos patrões.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...