Ouvindo...

Enem 2025: Tiktok promove aulões preparatórios neste fim de semana; confira

Aulões acontecem nos dias 1° e 2 de novembro, das 10h30 às 12h30 e serão transmitidos ao vivo

Iniciativa vai ser transmitida em mais de 40 cinemas de todo o Brasil e ao vivo pelo perfil do TikTok Brasil

O TikTok vai promover aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. A ação tem como objetivo complementar a jornada de estudo em um formato que conquista e ajuda estudantes na plataforma. Aulões acontecem nos dias 1° e 2 de novembro, das 10h30 às 12h30.

A iniciativa vai ser transmitida em mais de 40 cinemas de todo o Brasil e ao vivo pelo perfil do TikTok Brasil para os estudantes que não conseguirem comparecer presencialmente. Em Belo Horizonte, os ingressos para assistir o aulão esgotaram em poucos dias. Em todo o país, mais de 14 mil ingressos gratuitos foram distribuídos por dia.

Leia também

O primeiro evento (1° de novembro) será focado em Ciências Humanas e terá aulas de História com Samuel Nepomuceno (@dosesdahistoria), Geografia com Sebastian Fuentes, (@anglo.vestibulares), Redação com Barbara Garbinato (@prof.barbaragarbinato) e Português com Letícia de Souza (@portuguescomleticia).

Já o segundo dia abordará as Ciências da Natureza, com conteúdos sobre Biologia com Yago Stephano (@yagostephano), Química com Gabriel Cabral (@profgabrielcabral), Física com Ronaldo Carrilho (@anglo.vestibulares) e Matemática com Gabriela de Mello (@ameninadamatematica).

Enem 2025

Mais de 4,8 milhões de pessoas tiveram a inscrição confirmada no Enem 2025, o que representa um aumento de 11,22% em comparação ao ano passado. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhões são pagantes.

Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os estudantes possuem portas de entradas para diversas faculdades em todo o país.

Além disso, instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar os estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. A prova também pode ser usada como forma de ingresso para instituições internacionais, como universidades portuguesas.

Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em Belém no período da aplicação regular do exame.

No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento. 

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas