Uma aeronave de médio porte, que transportava o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil) e o vereador Márcio Pacele (Republicanos), precisou realizar um pouso forçado após sofrer uma pane e, pouco tempo depois, pegou fogo. O caso foi registrado na tarde deste sábado (20) no distrito de Extrema, em Porto Velho (RO).
Nas redes sociais, o deputado informou que apesar do susto, ninguém ficou ferido. Em vídeo gravado logo após o acidente, Carvalho explicou que ele, o vereador e assessores cumpriam agenda de trabalho na região quando a aeronave apresentou problemas técnicos. O piloto conseguiu realizar a manobra de emergência em uma área próxima à BR-364, na divisa entre o Acre e Rondônia.
Detalhes da aeronave
O avião envolvido é um Hawker Beechcraft B200GT, um turboélice bimotor de fabricação norte-americana, com matrícula PS-GAC.
De acordo com dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Anac, a aeronave estava com a documentação em dia, incluindo o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até junho de 2026.
O modelo é registrado para serviços privados em nome da empresa Crescit Multi Investments e Aviation Solutions Ltda., não possuindo autorização para táxi aéreo.
O B200GT é conhecido por sua robustez e capacidade de operar em pistas curtas, sendo muito utilizado para transporte executivo na região amazônica.
O Corpo de Bombeiros informou que não chegou a ser acionado para o local, uma vez que os ocupantes conseguiram deixar o aparelho com segurança antes do incêndio se alastrar.