Bebê nasce com dentes e passa por cirurgia nos primeiros dias de vida em Rondônia

Caso raro de dentes neonatais foi registrado em Cacoal e exigiu extração imediata

Bebê nasce com dentes e precisa de cirurgia nos primeiros dias de vida em Rondônia

Uma bebê recém-nascida em Cacoal, Rondônia, precisou passar por uma cirurgia de extração dentária nos primeiros dias de vida após nascer com dentes. A condição é rara e conhecida como “dentes neonatais”.

A família procurou a odontopediatra Luana Cardoso depois que a mãe percebeu a presença dos dentes na bebê. O caso foi compartilhado nas redes sociais e chamou a atenção pela raridade.

Os dentes neonatais podem surgir por fatores genéticos ou pela posição superficial do germe dentário, estrutura que dá origem ao dente ainda durante a gestação.

Bebê nasce aos dois minutos de 2026 em hospital de BH: ‘Momento mágico e emocionante’

Especialistas explicam que existem dois tipos de dentes neonatais. Os dentes firmes podem permanecer na boca do bebê, desde que haja acompanhamento profissional. Já os dentes moles oferecem risco à saúde.

No caso da bebê de Cacoal, os dentes eram do tipo mole. Por isso, foi necessária a extração imediata, já que havia risco de o dente se soltar e ser engolido ou aspirado.

Segundo especialistas, quando os dentes estão amolecidos, a retirada é a conduta indicada para evitar complicações à saúde do recém-nascido.

Ainda de acordo com os profissionais, não há comprovação científica de que a alimentação da mãe influencie o surgimento dos dentes neonatais. O procedimento não compromete a formação dos dentes permanentes nem a saúde bucal futura da criança.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...