Ouvindo...

Enem 2025: saiba o passo a passo para conferir o local de prova

Exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país; prova é a principal porta de entrada para educação superior no Brasil

Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem conferir o local onde realizarão a prova no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir do Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento está disponível desde a última quinta-feira (23).

Leia também

Para acessar e baixar o documento, o estudante deve acessar a página do participante, mesmo portal onde os candidatos realizaram a inscrição para o exame. Após entrar no site, o aluno deverá realizar o login único do governo federal. A partir desse passo, já terá acesso ao documento.

Além do local, horário e data do exame, o Cartão de Confirmação de Inscrição também mostra a opção de língua estrangeira selecionada e registra que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os inscritos levem o documento no dia do exame.

Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em Belém no período da aplicação regular do exame. Apenas nessas cidades, o Cartão de Confirmação ainda não foi disponibilizado.

Enem 2025

Mais de 4,8 milhões de pessoas tiveram a inscrição confirmada no Enem 2025, o que representa um aumento de 11,22% em comparação ao ano passado. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhões são pagantes.

Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os estudantes possuem portas de entradas para diversas faculdades em todo o país.

Além disso, instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar os estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. A prova também pode ser usada como forma de ingresso para instituições internacionais, como universidades portuguesas.

No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento. 

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas