Ouvindo...

Enem 2025: professor indica técnicas para memorizar conteúdos

Primeiro dia do exame será neste domingo (9) na maior parte do país; quase 5 milhões de estudantes farão a prova

Enem 2025 será realizado nos próximos dois domingo, 9 e 15 de novembro

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste domingo (9) na maior parte do país. Isso indica a reta final da fase de preparação, e uma das técnicas de estudo é a memorização dos conteúdos.

Em entrevista à Itatiaia, o pedagogo e professor da Una Sete Lagoas, Wagner Cardoso, indicou estratégias para lembrar das fórmulas e da teoria.

De acordo com o professor, o cérebro aprende por associação e repetição. “Ler e escrever o conteúdo com suas próprias palavras ajuda mais do que apenas sublinhar”, explicou Wagner Cardoso. Segundo ele, uma técnica eficiente é a do “mapa mental”.

Leia também

A partir dessa estratégia, o estudante pode transformar os conteúdo em desenhos, palavras-chaves e setas, tornando o aprendizado algo mais dinâmico. Conforme o professor, o mapa mental facilita a memorização visual.

No primeiro domingo de exame, os estudantes farão as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Com muitas matérias para aprender e lembrar, o mapa mental pode ser uma técnica interessante.

Enem 2025: pedagogo indica livros e filmes que podem ajudar no exame

Já no outro domingo, no dia 16 de novembro, os estudantes vão encarar as provas de matemática e ciências da natureza. Um “grande terror” para os estudantes são as fórmulas, essenciais para resolução de vários exercícios de matemática, física e química.

“As fórmulas, podem ser decoradas usando siglas ou frases-chave engraçadas (os famosos mnemônicos)”, disse Wagner Cardoso.

No entanto, o professor enfatizou que é importante entender o que cada parte da fórmula representa. “No Enem as questões cobram mais interpretação de situações do que simples aplicação mecânica”, continuou.

Enem 2025: ‘treineira’ de 15 anos revela estratégias e mira alto no exame

Enem 2025

Quase 5 milhões de pessoas devem participar do Enem 2025, o que representa um aumento de 11,22% em comparação ao ano passado. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhões são pagantes.

Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.

Enem 2025: como lidar com a ansiedade antes das provas?

Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em Belém no período da aplicação regular do exame.

No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento. 

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas