O primeiro dia do
Em entrevista à Itatiaia, o pedagogo e professor da Una Sete Lagoas, Wagner Cardoso, indicou estratégias para lembrar das fórmulas e da teoria.
De acordo com o professor, o cérebro aprende por associação e repetição. “Ler e escrever o conteúdo com suas próprias palavras ajuda mais do que apenas sublinhar”, explicou Wagner Cardoso. Segundo ele, uma técnica eficiente é a do “mapa mental”.
A partir dessa estratégia, o estudante pode transformar os conteúdo em desenhos, palavras-chaves e setas, tornando o aprendizado algo mais dinâmico. Conforme o professor, o mapa mental facilita a memorização visual.
No primeiro domingo de exame, os estudantes farão as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Com muitas matérias para aprender e lembrar, o mapa mental pode ser uma técnica interessante.
Já no outro domingo, no dia 16 de novembro, os estudantes vão encarar as provas de matemática e ciências da natureza. Um “grande terror” para os estudantes são as fórmulas, essenciais para resolução de vários exercícios de matemática, física e química.
“As fórmulas, podem ser decoradas usando siglas ou frases-chave engraçadas (os famosos mnemônicos)”, disse Wagner Cardoso.
No entanto, o professor enfatizou que é importante entender o que cada parte da fórmula representa. “No Enem as questões cobram mais interpretação de situações do que simples aplicação mecânica”, continuou.
Enem 2025
Quase 5 milhões de pessoas devem participar do
Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.
Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da
No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.
(Sob supervisão de Edu Oliveira)