O governo do presidente dos Estados Unidos,
A informação foi confirmada por membros da Casa Branca à agência AFP e Reuters. Sob anonimato, uma das fontes ressaltou a posição de Trump sobre o debate ambiental. “O presidente já deixou claras as posições de seu governo sobre a ação climática multilateral”, disse.
Às vésperas da COP 30, Lula intensifica articulação internacional em Belém Qual foi o objetivo de Trump ao citar Lula em seu discurso na ONU?
Em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, o
“O principal efeito dessas políticas brutais de energia verde não tem sido ajudar o meio ambiente, mas sim redistribuir a atividade manufatureira e industrial dos países desenvolvidos, que seguem as regras insanas, para países poluidores que as desrespeitam e estão ganhando uma fortuna. Eles estão ganhando uma fortuna”, disse Trump.
A expectativa era de que os EUA enviassem representantes de primeiro nível para as negociações técnicas, que começam no dia 10. Porém, segundo as agências, isso também não vai ocorrer.
A ausência do governo americano pode ser considerada uma derrota para a COP 30, uma vez que os Estados Unidos são o país que mais emite gases de efeito estufa. Além disso, o peso da economia americana também é fundamental para o financiamento de soluções contra a crise climática.
Por outro lado, especialistas acreditam que, ausentes no evento, a gestão republicana