Ouvindo...

Estados Unidos não enviarão representantes de alto nível para COP 30

Agências informaram que Trump não participará da cúpula dos líderes, assim como o alto escalão está fora das negociações técnicas

Donald Trump tem postura conhecida contra a pauta ambiental

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não vai enviar representantes do alto escalão para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, no Pará. O republicano também não vai comparecer na cúpula de líderes, que ocorre entre os dias 6 e 7 de novembro.

A informação foi confirmada por membros da Casa Branca à agência AFP e Reuters. Sob anonimato, uma das fontes ressaltou a posição de Trump sobre o debate ambiental. “O presidente já deixou claras as posições de seu governo sobre a ação climática multilateral”, disse.

Em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, o presidente dos Estados Unidos afirmou que as mudanças climáticas são a “maior farsa do mundo”. Ele disse que a pegada de carbono é uma farsa inventada por pessoas mal-intencionadas que estão “trilhando um caminho de destruição total”.

“O principal efeito dessas políticas brutais de energia verde não tem sido ajudar o meio ambiente, mas sim redistribuir a atividade manufatureira e industrial dos países desenvolvidos, que seguem as regras insanas, para países poluidores que as desrespeitam e estão ganhando uma fortuna. Eles estão ganhando uma fortuna”, disse Trump.

A expectativa era de que os EUA enviassem representantes de primeiro nível para as negociações técnicas, que começam no dia 10. Porém, segundo as agências, isso também não vai ocorrer.

Leia também

A ausência do governo americano pode ser considerada uma derrota para a COP 30, uma vez que os Estados Unidos são o país que mais emite gases de efeito estufa. Além disso, o peso da economia americana também é fundamental para o financiamento de soluções contra a crise climática.

Por outro lado, especialistas acreditam que, ausentes no evento, a gestão republicana não poderá sabotar as negociações técnicas. Governadores de estados americanos importantes como o da Califórnia, Gavin Newson, estarão presentes na conferência.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.