Ouvindo...

Decreto de Donald Trump interrompe parceria dos EUA com o Brasil no combate a incêndios florestais

A parceira, que existe desde 2021, ajuda a formar e capacitar mais de 3 mil brigadistas em todo território nacional

Donald Trump, presidente dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que suspendeu toda a ajuda externa americana e, com isso, os recursos de uma parceria que treinava brigadistas brasileiros para combater incêndio florestais foram congelados.

O Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil é feito pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS, em inglês) desde 2021, em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

O programa, além de formar brigadistas, oferece capacitação técnica para quem já atua na linha de frente dos incêndios florestais. Todo financiamento era feito pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês), prestando ajuda humanitária.

O órgão virou alvo de ataques do republicano que, no início deste mês, anunciou que iria encerrar temporariamente as atividades. O governo estadunidense também informou que iria manter apenas 611 dos mais de 10 mil funcionários da agência.

Leia também

Atividades no Brasil

No total, foram, ao menos, 51 cursos e treinamentos realizados em parceria com órgãos como o Ibama, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entre 2021 e 2023.

Em 2024, a USAID enviou US$ 1 milhão para famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A Itatiaia procurou o Ibama para comentar o caso e, em nota, o órgão afirmou que a paralisação das atividades da USAID não gera impacto direto no combate aos incêndios.

“O prejuízo envolve aspectos técnicos, em virtude da interrupção de algumas ações que poderiam contribuir para a reestruturação das instituições brasileiras, particularmente em termos de capacitação de profissionais. Não há acordo direto firmado entre o Ibama e a USAID em execução no presente momento, mas apenas com o Serviço Florestal dos Estados Unidos”, disse trecho do comunicado.

O Ibama ainda afirma que as ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais no Brasil são feitas com recursos provenientes do orçamento da União e não dependem de recursos externos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.