Babá brasileira é encontrada morta em Portugal; principal suspeita foi presa

Polícia prendeu uma brasileira de 43 anos suspeita de matar Lucinete Freitas, de 55 anos, em Amadora, Região Metropolitana de Lisboa

Lucinete Freitas, de 55 anos, foi encontrada morta em Amadora, cidade próxima a Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal informou, nesta sexta-feira (19), que prendeu uma brasileira de 43 anos suspeita de matar outra brasileira, identificada como Lucinete Freitas, de 55 anos, em Amadora, cidade próxima a Lisboa, Portugal. Lucinete estava desaparecida desde o dia 5 de dezembro. A mulher presa é suspeita de crime de homicídio qualificado, profanação e ocultação de cadáver

Leia também

De acordo com a PJ, os investigadores conseguiram localizar o corpo da mulher, que havia sido deixado no local do crime, em uma zona erma e com mata, coberto com objetos para dificultar sua identificação e ocultação.

A Polícia Judiciária informou ainda que o crime teria sido motivado por razão considerada fútil, sem detalhar as circunstâncias ou a relação entre vítima e suspeita. A mulher detida será apresentada à Justiça para o primeiro interrogatório judicial.

Quem era Lucinete?

Segundo informações divulgadas pelo “Portugal Giro”, Lucinete trabalhava como babá em Amadora. Antes de desaparecer, ela teria informado à família que viajaria para visitar um imóvel no Algarve, região litorânea de Portugal, localizada a cerca de 200 km de Lisboa, mas depois disso, deixou de responder a mensagens e ligações.

O desaparecimento foi comunicado às autoridades portuguesas pelos empregadores da brasileira.

O marido de Lucinete, José Teodoro, de 41 anos, permaneceu no Brasil, no estado do Ceará, com o filho adolescente e relatou ter falado com a esposa um dia antes do desaparecimento. Ele tentou viajar a Portugal para acompanhar de perto as investigações, mas afirmou enfrentar dificuldades relacionadas à liberação de passaporte, custos da viagem e questões migratórias.

José também criticou a demora na resposta inicial das autoridades ao desaparecimento e afirmou ter procurado apoio da Polícia de Segurança Pública, do consulado e da embaixada do Brasil em Lisboa.

Outro caso

O caso ocorre em meio a outro registro de brasileira desaparecidas em Portugal. Francisca Maria Santos, de 44 anos, foi vista pela última vez em junho. A Polícia Judiciária afirma que as investigações seguem em andamento, mas não divulga mais detalhes para não comprometer o trabalho policial.

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...