Milei discorda de Lula no Mercosul e ‘cumprimenta’ pressão de Trump sobre Venezuela

Declaração aconteceu durante a Cúpula do Mercosul, realizada neste sábado (20) em Foz do Iguaçu-PR

Lula sobre Milei: “Tem que pedir desculpas ao Brasil, senão a relação é complicada” | CNN Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, discordou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e elogiou a “pressão” dos Estados Unidos sobre a Venezuela. A declaração aconteceu durante a Cúpula do Mercosul, realizada neste sábado (20) em Foz do Iguaçu-PR.

“A Venezuela continua sofrendo de uma crise política e humanitária devastadora. A ditadura de Nicolás Maduro estende uma sombra escura sobre nossa região. A Argentina cumprimenta a pressão dos EUA e Donald Trump para libertar o povo venezuelano. O tempo de ter uma abordagem tímida nessa matéria se esgotou”, disse.

Já Lula alertou para os riscos de um conflito na região no discurso de abertura da cúpula:

Tensão EUA x Venezuela

Há meses, uma tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela tem crescido, com ataques norte-americanos a barcos supostamente ligados ao narcotráfico e presença militar em áreas próximas à Venezuela. Os ataques dos EUA já mataram mais de 90 pessoas.

Essas ações fazem parte de uma campanha de pressão contra o governo de Maduro, a quem Trump atribui a entrada de drogas nos EUA. Em breve, devem começar os ataques terrestres, segundo Trump.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...