Ouvindo...

Trump, conhecido por negar mudanças climáticas, é convidado para a COP 30 por Hélder Barbalho

Barbalho (MDB) é governador do estado que vai sediar Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em novembro deste ano

Governador do Pará, Helder Barbalho, convidou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para COP 30, conferência internacional sobre clima

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) parabenizou a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o convidou para participar da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que, neste ano, será realizada em Belém.

Em postagem na rede social X - o antigo Twitter - Barbalho evidenciou a importância do país para os rumos do clima no planeta e disse esperar que o republicano venha ao Brasil para participar do evento.

“Os Estados Unidos são a maior potência econômica mundial, o maior parceiro do Brasil nas Américas. Saudamos a posse do presidente @realDonaldTrump e esperamos contar com sua presença na COP30 para discutir o futuro do planeta”, postou.

Donald Trump, que toma posse nesta segunda-feira (20) como novo presidente norte-americano, geralmente adota tom crítico a determinadas ações de combate às mudanças climáticas, expressando ceticismo ou descrença sobre o assunto.

Críticas e fake news

Uma das ações mais significativas de Donald Trump em relação à mudança climática foi retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, um tratado internacional para combater as mudanças climáticas. Ele argumentou que o acordo colocava os EUA em desvantagem econômica.

O presidente já chamou a mudança climática de “hoax” (farsa) ou “scam” (golpe), sugerindo que é uma invenção para prejudicar a economia norte-americana. Ele chegou a afirmar que o aquecimento global foi criado pela China para tornar a manufatura dos EUA não competitiva.

O republicano também criticou políticas e regulamentações voltadas para a energia limpa, chamando-as de “insanas” e argumentando que elas prejudicariam a economia e o setor de energia do país. Trump já expressou apoio à produção de combustíveis fósseis com o slogan “drill, baby, drill”, em incentivo ao setor petrolífero, e criticou a promoção de veículos elétricos e energias renováveis, chamando-as de ineficazes ou muito caras.

Donald Trump chegou a fazer afirmações falsas sobre o aumento do nível do mar, minimizando a ameaça ao dizer que os oceanos subiriam apenas 1/8 de polegada em 300 anos, o que é subestimado em comparação com as projeções científicas.

Leia também

A Cop30

A COP30, ou 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), é uma conferência internacional que será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

O evento reúne representantes de 198 países, além de ativistas, defensores do meio ambiente, empresas, e a sociedade civil para discutir e acelerar ações contra a mudança climática.

Será a primeira vez que a Amazônia sediará a conferência, colocando um foco especial em questões como a redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável, preservação de florestas e biodiversidade, e justiça climática.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.