Suspeito de cometer ataque em universidade dos EUA é encontrado morto

O suspeito foi identificado como Claudio Neves-Valente, de 48 anos; ele teria matado um professor um dia após cometer o ataque na universidade

Fita de isolamento da polícia é vista perto do prédio de engenharia Barus & Holley na Universidade Brown, local do massacre de 13 de dezembro em Providence, Rhode Island, em 15 de dezembro de 2025

O suspeito de matar duas pessoas e ferir nove em um ataque a tiros na Universidade Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos, foi encontrado morto nesta quinta-feira (18).

O português de 48 anos, que estudava na universidade, também é suspeito de atirar em um físico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A vítima estava dentro de casa em Boston, dias após o ataque na universidade.

O suspeito foi identificado como Claudio Neves-Valente. Segundo o chefe do Departamento de Polícia de Providence, ele tirou a própria vida durante a noite. O corpo foi encontrado em um depósito em New Hampshire, ao lado de duas armas de fogo.

“Esta noite, os moradores de Providence podem finalmente respirar um pouco mais aliviados”, disse o prefeito Brett Smiley.

Ainda não se sabe a motivação dos ataques.

Leia também

Vítimas

Os estudantes Ella Cook e Mukhammad Aziz Umurzokov foram identificados como as vítimas que morreram baleadas no tiroteio na Universidade Brown.

Ella Cook era uma estudante do segundo ano, segundo o vice-governador do Alabama - onde a jovem nasceu -, Will Ainsworth. Ela era vice-presidente do grupo Republicanos Universitários de Brown.

Já Mukhammad Aziz Umurzokov fazia parte da Associação Americana do Uzbequistão, que lamentou sua morte. “Mukhammad Aziz era conhecido por seu intelecto aguçado, coração bondoso e disposição silenciosa para ajudar qualquer pessoa necessitada”, dizia o comunicado.

A terceira vítima, professor do MIT, era o português Nuno Loureiro, de 47 anos. Ele dava aulas de Ciência Nuclear, Engenharia e Física na instituição desde 2016. Ele foi encontrado baleado em casa na segunda-feira (15) e morreu no hospital no dia seguinte.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...