Ouvindo...

Às vésperas da COP 30, Lula intensifica articulação internacional em Belém

Presidente dedica o dia a nove reuniões com chefes de Estado e líderes de organismos internacionais no Museu Paraense Emílio Goeldi, antes da abertura oficial da conferência climática

Presidente Lula durante as agendas bilaterais na véspera da COP 30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dedica esta quarta-feira (5) a uma série de encontros bilaterais com chefes de Estado e líderes de organismos internacionais em Belém (PA), cidade-sede da COP 30. Todas as reuniões ocorrem no Museu Paraense Emílio Goeldi, que abriga parte dos compromissos oficiais da conferência climática.

A agenda do presidente inclui nove reuniões ao longo do dia. Pela manhã, Lula recebeu o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Sidi Ould Tah. Em seguida, Lula teve encontros com os presidentes Denis Sassou N’Guesso (República do Congo), Alexander Stubb (Finlândia), Azali Assoumani (Comores), Jennifer Geerlings-Simons (Suriname) e Xiomara Castro (Honduras), além do primeiro-ministro da Papua-Nova Guiné, James Marape.

Leia também

Também estão previstos encontros com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da China, Ding Xuexiang.

A COP30 começa oficialmente nesta quinta-feira (6) e deve reunir 53 chefes de Estado e de governo até sexta (7).

Lula permanecerá em Belém até sábado (8), conduzindo outras conversas bilaterais durante o evento. Apesar da ampla presença internacional, a conferência terá ausências notáveis, como a do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do presidente da China, Xi Jinping.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia