Ouvindo...

Enem 2025: provas serão aplicadas em municípios da Zona da Mata e Vertentes

Mais de 17 mil inscritos são esperados nos locais de prova em Juiz de Fora. Primeira etapa do exame será neste domingo (9) a partir de 13h30.

Enem

Cerca de 20 municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes serão sedes de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos responderão provas de humanas, linguagens e a redação.

Em Juiz de Fora, são esperados 17.408 nos locais de aplicação. Para atender à demanda, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) informou que o efetivo de agentes será reforçado para garantir resposta a possíveis ocorrências e manter a fluidez do trânsito em toda a cidade. Em relação ao transporte coletivo, a frota não será reforçada e funcionará conforme a programação regular de domingo.

Além de Juiz de Fora, na região, as cidades com mais inscrições para o exame na região são Barbacena (5.890 inscrições), São João del-Rei (5.954), Ubá (3.982) e Viçosa (6.970).

Atenção ao horário

Neste domingo (9), os estudantes poderão entrar nas salas de prova a partir das 12h. Os estudantes devem ficar atentos ao local e ao horário de aplicação, lembrando que não há tolerância para atrasos.

Os portões se fecham às 13h (horário de Brasília). A partir de 13h30, os candidatos terão 5h30 para responder às 90 questões de humanas, linguagens e a redação.

Essas e outras informações podem ser conferidas no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A segunda prova será aplicada no próximo domingo (16). Os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento. 

Exame como forma de acesso ao ensino superior

Na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, a nota do Enem, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é critério total ou parcial de seleção para as Universidades Federais de São João del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV); e para vagas nos cursos oferecidos nos campi do Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG). Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o ingresso de 50% das vagas previstas para cursos de graduação é feita a partir das notas do Enem via Sisu.

Além disso, também é usado para conseguir bolsa em uma instituição privada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e ou financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Enem 2025 na Itatiaia:

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.