O sábado (8) começou com manhã chuvosa em Juiz de Fora e região e esse é o panorama deve permanecer todo o final de semana, conforme monitoramento de institutos e corporações.
As recomendações, em caso de rajadas de vento, são não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou alerta de tempestade para regiões de Minas Gerais, o que inclui cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.
O alerta, que segue até às 23h59 deste domingo (9), tem previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Alerta do IGAM
Além do Inmet, o Corpo de Bombeiros informou que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) divulgou previsão de tempestade com Nível 2 de severidade para áreas do Estado, abrangendo Campo das Vertentes e a Zona da Mata.
O quadro é favorecido pela atuação de uma frente fria acoplada a um Ciclone Extratropical, que estará atuando no litoral da região Sudeste do Brasil. Esse alerta segue até às 10h deste domingo (9).
Orientações da Defesa Civil de Juiz de Fora
Em informações divulgadas nas redes sociais, a Defesa Civil informou que Juiz de Fora está sob influência de uma frente fria, que trouxe instabilidade no clima. O monitoramento ocorre em tempo real, a partir da Sala de Situação, e informa que não há ocorrências no momento.
As orientações de segurança para os moradores são ficar atentos a sinais de deslizamentos, como trincas nas casas, muros ou movimentação de solo. Permanece em local seguro até o fim da chuva intensa. Evite transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos, canais e rios. Em caso de ventos fortes, não se abrigue sob árvores e evite estacionar próximo a torres de transmissão ou placas.
Leia também
Tornado mata cinco e deixa mais de 400 feridos no Paraná Após tornado matar cinco, Brasil tem alerta de tempestade e granizo para 16 estados