Ouvindo...

Tornado mata cinco e deixa mais de 400 feridos no Paraná

Fenômeno destruiu 80% de Rio Bonito do Iguaçu; cidade está sem luz e recebeu hospital de campanha

Tornado mata cinco e deixa mais de 400 feridos no Paraná

Cinco pessoas morreram depois que a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foi atingida por um tornado que deixou mais de 400 feridos até a noite dessa sexta-feira (7). A cidade de Guarapuava também foi afetada, de acordo com a Defesa Civil.

O Paraná é um dos nove estados em alerta de tempestade neste fim de semana por causa da atuação de um ciclone extratropical, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram casas destruídas e destelhadas, carros arrastados e postes de energia caídos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as mortes ocorreram em Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu. Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade ficou destruída.

Tornado mata cinco e deixa mais de 400 feridos no Paraná

Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a aproximadamente 400 quilômetros de Curitiba.

  • Um hospital de campanha foi montado na cidade.
  • Até as 19h dessa sexta (7), mais de 3 mil imóveis estavam sem energia elétrica.

O órgão explicou que a cidade foi atingida por uma tempestade provocada por um tornado formado dentro de uma supercélula. O fenômeno foi classificado como F2, com ventos entre 180 km/h.

Mortes no Paraná

As forças de segurança estaduais confirmaram, até o momento, cinco mortes — quatro em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Duas pessoas seguem desaparecidas, e as equipes de salvamento continuam recebendo informações de familiares, o que pode fazer o número aumentar nas próximas horas.

A Defesa Civil Estadual já enviou para a cidade 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões, 220 kits de higiene pessoal, 104 kits de limpeza e 54 bobinas de lona.

Desde o início de novembro, várias cidades do Paraná enfrentam chuvas fortes, vendavais e granizo. Até essa sexta-feira (7), 14 municípios estavam em situação de emergência.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.