Ouvindo...

Enem 2025: saiba até que horas os estudantes podem fazer a prova no domingo (9)

Candidatos ao Enem 2025 podem entrar nas salas de prova a partir das 12h, quando os portões são abertos; quase 5 milhões de pessoas farão o exame neste ano

Candidatos ao Enem 2025 podem entrar nas salas de prova a partir das 12h, quando os portões são abertos

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 19h para fazer as provas de linguagens, ciências humanas e a redação neste domingo (9). Com abertura dos portões às 12h e início das provas às 13h30, os estudantes devem chegar na escola onde farão o exame até as 13h.

Cerca de 5 milhões de estudantes se inscreveram no exame, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. A prova será realizada em todo o Brasil, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde a aplicação será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da COP 30.

Itatiaia e Chromos divulgam gabarito extraoficial do ENEM 2025 neste domingo (9)

Todas as questões e o preenchimento do gabarito devem ser feitos até as 19h, quando ocorre o encerramento do tempo de prova. Nesse momento, os três últimos estudantes a terminar a prova deverão sair juntos e assinar o caderno de ata.

Caso os estudantes terminem o exame antes, eles poderão sair da sala de prova a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Para sair com o documento é necessário deixar a sala ao longo dos 30 minutos que antecedem o fim do exame, ou seja, as 18h30.

Dicas para a redação do Enem: veja o que fez mineira alcançar nota máxima

A escola e a sala onde o candidato fará o Enem pode ser encontrada no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Portal do Participante. Veja o passo a passo aqui.

Enem 2025

Cerca de 5 milhões de pessoas devem realizar o Enem 2025, o que representa um aumento de 11,22% em comparação ao ano passado. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhões são pagantes.

Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.

Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em Belém no período da aplicação regular do exame.

No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.

Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento. 

(Sob supervisão de Rayllan Oliveira)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas