Amigas e amigos do Agro!
A China é a maior compradora das carnes bovina e de frango do Brasil. Entretanto, a importação do frango estava suspensa desde o início da gripe aviária em maio, e somente agora os chineses reabriram o mercado. Exatamente hoje!
Mesmo a China se ausentando das compras por quase 6 meses, o frango brasileiro ultrapassou outras fronteiras e o volume de vendas esse ano por pouco não bate novo recorde, devendo terminar com 2% de vendas a menos que o passado.
Os chineses também lideram a compra da carne bovina, mas duas questões surgiram nos últimos dias e podem comprometer nessa reta final de ano o embarque de carnes para Xangai.
O primeiro deles é com a investigação de salvaguarda que protege a indústria e o pecuarista chinês, podendo colocar barreiras contra a carne bovina brasileira.
Mais recentemente, laboratórios chineses detectaram a presença de um remédio contra carrapatos em níveis acima do permitido. Trata-se do Fluazuron em lotes de carne bovina.
A análise está sendo feita em Pequim e pode trazer problemas na exportação da carne brasileira a curto prazo.
Por último, os Estados Unidos confirmam por meio de uma ordem executiva, que nos próximos 12 meses toda a elevação das tarifas impostas sobre a China por Donald Trump sejam suspensas, assim como a China se comprometeu a adiar o controle sobre terras raras.
Estados Unidos e China avançam no acordo tarifário, enquanto o Brasil não recebeu nenhuma posição dos americanos sobre futuras reuniões. Setor da soja de olho nos próximos embarques americanos para a China.
Itatiaia Agro. Valdir Barbosa.